De acordo com uma pesquisa do portal de classificados Zap Imóveis, os brasileiros, nascidos entre 1985 e 2000, 62% dos solteiros desejam morar sozinhos ou, no máximo, com uma pessoa. Destes, a metade espera se mudar em até 3 meses da casa dos pais. As estatísticas são uma crescente, já que o número de pessoas que moram sozinhas no Brasil cresceu quase 40% na última década, ultrapassando a faixa dos 10 milhões (IBGE).

E você, está pronto para ter um lugar só seu? Então esse texto é para você! A seguir, vamos te contar algumas dicas para morar sozinho pela primeira vez.

  1. Faça um planejamento

Se você está decidido em morar sozinho, planejar-se é primordial. Para isso, faça uma lista com todos os custos e gastos fixos que você terá na nova casa como as parcelas de financiamento, taxa de condomínio, energia, água e internet.

Se a conta não fechar, considere abrir mão de algum conforto.

  1. Tenha o máximo de organização

Planejamento feito? Então é hora de se organizar financeiramente. É importante que você tenha uma reserva caso tenha que lidar com algum imprevisto ou fazer alguma manutenção na casa. O ideal é ter uma poupança com um valor entre três a seis salários. Se este valor for alto, você pode optar por guardar uma quantia todo mês.

Outra dica super útil é colocar os pagamentos das contas fixas em débito automático. É importante que você agrupe-os para a mesma data ou até dois dias depois em que você recebe seu salário. Assim você não corre o risco de o dinheiro acabar antes de pagar o essencial.

  1. Aprenda os afazeres domésticos

Agora que você sabe quanto custa morar sozinho, precisa repensar os seus hábitos. Parece até meio óbvio, mas se você quer ter a sua casa terá que aprender a cozinhar, fazer faxina, lavar roupas e louças.

Como mostrado nos tópicos anteriores, cada centavo conta. Logo, economizar o dinheiro que você gastaria com lavanderia e diarista, por exemplo, pode ser muito importante para o seu orçamento e reserva mensais.

  1. Escolha onde morar

Agora, vamos para o início da parte prática: onde morar? Para responder a esta pergunta você deve considerar alguns aspectos como a localização, a segurança e o espaço necessário. Abaixo, veja detalhadamente como analisar cada tópico:

 

  • Localização: Para começar a busca pelos bairros, você precisa definir a sua prioridade. Sendo assim, considere morar próximo ou com fácil acesso ao transporte público para o seu trabalho ou faculdade. Para facilitar seu dia a dia, é importante que farmácias, supermercados, bancos, comércio e hospitais estejam a poucos minutos da sua casa.

    E quanto ao seu estilo de vida? Se você espera que sua nova jornada morando sozinho seja para viver novas experiências, fazer novas amizades e curtir a vida, busque por bairros com opções de bares e restaurantes. Mas se você é mais reservado, talvez o ideal sejam os bairros mais tranquilos e sem os agitos das noites. Reflita também sobre o que você gosta de fazer em seu tempo livre. Assim você pode direcionar a sua busca para apartamentos próximos a parques, teatros, centros culturais e bibliotecas, por exemplo.

  • Segurança: Pesquise com moradores se a região é segura, inclusive para transitar a pé antes do amanhecer e tarde da noite. Você também pode verificar se a o prédio conta com sistemas de segurança.
  • Espaço: Este é outro aspecto que bate de frente com o seu orçamento, uma vez que quanto maior o apartamento mais caro ele será, inclusive para mobiliá-lo. Nesse caso vale a pena refletir: você quer um apê onde caiba só o necessário para o seu dia a dia? Ou para você é indispensável ter um espaço a mais para receber os amigos?
  1. Conheça o apê ideal


Se, para você, esse momento é uma grande conquista, nada mais merecido que morar em um apartamento pensado e construído por uma empresa que vibre junto com você! Por isso, depois de se planejar, organizar e aprender a cuidar da casa, busque pelos empreendimentos da VIBRA e escolha qual tem a localização e o espaço da sua preferência. Os apartamentos da VIBRA têm ótimas condições de financiamento, para você viver com tranquilidade e segurança. Clique aqui para conhecer!