Em qualquer residência, o barulho externo é um fator que pode gerar incômodo. Por isso, fazer o isolamento acústico no apartamento é uma ótima opção para acabar com esse problema.

A boa notícia é que existem soluções práticas para ajudar a isolar o som que vem de fora e você não precisa gastar muito com isso.

Ficou interessado(a)? Então confira as dicas que a Vibra Residencial preparou sobre esse assunto e diga adeus ao barulho!

Troque os móveis de lugar

Reposicionar os móveis é uma boa solução para fazer o isolamento acústico do apartamento. Neste caso, o objetivo é colocar móveis maiores e mais espessos justamente na fonte de barulho e longe das pessoas.

Você pode, por exemplo, afastar as camas das janelas para evitar o contato direto com o som. Além disso, também é possível colocar uma estante ou guarda-roupa em paredes onde o outro lado é compartilhado com o vizinho.

Procure pensar não somente em abafar os ruídos, mas também em limitar o barulho que você reproduz e evitar que ele chegue até o apartamento ao lado.

Escolha boas cortinas

Felizmente, as cortinas não têm apenas o papel decorativo na sala ou no quarto. Além disso, elas também servem para isolar o barulho que vem de fora.

Por isso, invista em boas cortinas, de tecido mais grosso e com tamanho superior ao da janela. Elas podem ser bem úteis, principalmente em casos de andares mais baixos, onde o barulho costuma ser maior.

Para saber mais sobre o uso das cortinas, leia nosso texto Cortina ou persiana: escolha a melhor opção para o seu apartamento.

Use carpetes

Como fazer isolamento acústico no apartamento

Sabe aquele som chato de passos no andar de cima? Ou até mesmo o barulho dos seus passos que afeta o andar de baixo? Um bom carpete pode ajudar a diminuir esse problema.

Por ser uma peça mais grossa, os carpetes têm o poder de isolar o barulho causado e evitar desavenças entre os vizinhos. Assim, você gasta menos e contribui com a harmonia dentro do prédio.

Não se esqueça do piso

Outra opção bem válida para isolar o som é investir no piso do apartamento.

Se é possível gastar mais dinheiro com essa parte, considere os pisos vinílicos ou emborrachados, que são mais duros e densos.

Materiais mais frios como esses produzem menos eco e o incômodo é menor, mesmo que o investimento seja mais alto nesse caso.

Opte por vedar janelas e portas

Como fazer isolamento acústico no apartamento

E, por fim, ao comprar um apartamento, você também pode optar por vedar as janelas e portas. Como é através dessas frestas que o som entra, bloqueá-las pode ajudar a isolar o barulho com mais facilidade.

Portanto, uma boa opção é trocar as janelas por caixilhos acústicos ou ainda dar preferência aos vidros de estrutura dupla ou tripla. Assim, você evita frestas na instalação, já que esse material é mais grosso e resistente.

Com o isolamento acústico no apartamento, você vive com muito mais tranquilidade

Viu só?! Com soluções simples e práticas é possível abafar o barulho e ter mais sossego no apartamento. É importante tomar os cuidados acima e prezar sempre pelo respeito mútuo, sem exagerar no barulho para que os vizinhos também não se sintam incomodados.

Já sabe como quer o seu apartamentos dos sonhos, mas ainda não comprou? Então não perca tempo e acesse o site da Vibra Residencial! Nós temos o imóvel perfeito para você e com ótimas condições de financiamento. Aproveite!