Infelizmente, as dívidas são uma realidade na vida de muitos brasileiros. Mas quando aparecem enquanto se está pagando um financiamento imobiliário, elas podem ser ainda piores.

Afinal, ter outras dívidas acumuladas pode atrapalhar o pagamento do financiamento e complicar bastante a situação.

Então fica a pergunta: como se programar para não adquirir dívidas durante um financiamento imobiliário? A Vibra trouxe algumas dicas bem interessantes sobre esse assunto. Olha só!

Antes de fechar o financiamento, pesquise!

Todos os cuidados devem começar antes mesmo do processo de compra do imóvel.

É importante ter em mente que um compromisso como o financiamento levará anos para ser quitado e uma parte da renda familiar será destinada a ele. Portanto, antes de escolher um imóvel, faça diversas simulações e tente chegar a um valor de parcela que seja compatível com sua realidade.

Dar um bom valor de entrada também pode ajudar a diminuir o valor das prestações, suavizando os pagamentos mensais futuros.

Lembre-se: é importante ter total ciência dos custos envolvidos na compra do apartamento e você deve estar 100% confortável com o valor fechado.

Viva um degrau abaixo do que você ganha

Depois de assinado o contrato e ao dar início ao pagamento das parcelas, é hora de repensar o seu estilo de vida.

Se antes do financiamento seus hábitos eram mais consumistas, procure adotar outra postura e tente viver um degrau abaixo do que você ganha. Isto é, sem exageros com gastos supérfluos que possam comprometer a renda.

Manter as finanças equilibradas é uma prática que ajuda não só no período de pagamento do financiamento, mas em toda a vida.

Separe um valor para emergências

Financiamento Imobiliario

Como não comprometer o valor destinado ao financiamento com as outras contas? A resposta para essa pergunta está no planejamento financeiro.

É muito comum que em um mês ou outro as contas aumentem ou emergências aconteçam. Por isso, o mais indicado é guardar um dinheiro extra para essas eventuais situações.

Para que isso funcione, é muito importante separar o valor logo que receber o salário e resistir à tentação de gastar o dinheiro destinado às emergências. Assim, você não compromete as parcelas do financiamento, nem as outras contas do mês!

Em caso de inadimplência, negocie!

Se você perceber que a situação está complicada e que não conseguirá pagar o financiamento em dia, a melhor solução para evitar a inadimplência é negociar.

Neste momento, é importante procurar a construtora ou o banco para conversar e evitar que a situação se agrave.

Vale lembrar que a falta de pagamento do financiamento, além de acarretar juros, pode levar o nome do comprador aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Portanto, pedir acordos é a melhor solução!

Programar-se é a melhor opção para evitar dívidas durante o financiamento imobiliário!

A aquisição de um bem de alto valor, como um apartamento, é algo que impacta diretamente no custo de vida de uma pessoa ou família. É preciso entender que este é um período que requer certos sacrifícios e você precisa abrir mão de alguns hábitos para conquistar a tão sonhada casa própria.

Quer uma construtora parceira e que esteja com você em todas as etapas da compra do seu imóvel? Então conheça a Vibra Residencial! Nós damos todo o suporte para a aquisição do seu imóvel e temos empreendimentos incríveis em diversas regiões de São Paulo. Acesse o site e confira!