
As dívidas estão entre os maiores pesadelos dos brasileiros. Além de impedir a realização de novos sonhos – como a compra de um imóvel -, elas causam desespero e frustração pela dificuldade em quitá-las.
Para se ter uma ideia do problema, dados do Serasa Experian indicam que em julho de 2018, o número de inadimplentes no país chegou a 61,6 milhões de pessoas. Ou seja, mais de 40% da população está devendo na praça.
No entanto, com muito esforço e dedicação, é possível sim se livrar das contas acumuladas.
Para saber como renegociar as dívidas e sair da inadimplência, confira as dicas que a Vibra Residencial trouxe!
Liste tudo o que está pendente
O primeiro passo é colocar na ponta do lápis tudo o que está devendo. Ter isso anotado irá ajudar a fazer um planejamento e ter uma melhor noção daquilo que se deve.
Também é interessante fazer uma tabela com o orçamento e o salário mensal. Isso ajudará a definir quanto do dinheiro poderá ser direcionado para quitar as dívidas.
Defina prioridades
Não é saudável ter mais de 30% do seu salário comprometido com as dívidas. Por isso, é necessário decidir quais deverão ser pagas primeiro.
A preferência deve ser por opções como a dívida do cheque especial e do cartão de crédito.
Ambas são as que possuem os juros mais elevados do mercado e podem atingir valores exorbitantes, acima de 300% ao ano.
Peça descontos na renegociação de dívidas
Mesmo com a opção de fazer a renegociação de dívidas online, o mais indicado é realizar o procedimento cara a cara com o credor ou banco.
Com essa atitude, você pode explicar melhor sua situação e as dificuldades que está enfrentando. Também é possível negociar algum desconto ou diminuição dos juros, por exemplo.
Estabeleça um valor limite para a dívida
No calor da emoção, é comum querer pagar a dívida em menos parcelas com valores mais altos. No entanto, isso pode ser um tiro no pé e tornar a situação ainda pior.
Por isso, defina um valor limite e dentro das suas condições para o pagamento mensal da renegociação.
Reestruture seu orçamento
Após definir o valor a ser pago, é imprescindível que você reestruture seu orçamento.
Dentro do período de pagamento da dívida, não faça mais compras parceladas e gaste o mínimo possível. Se for necessário, não utilize o cartão de crédito até o quitamento total do valor pendente.
Mudar os hábitos e optar por um estilo de vida mais simples irá ajudar a evitar novas dívidas e mais dores de cabeça para sua vida financeira.
Fazer a renegociação de dívidas para realizar novos sonhos é possível!
Fazer a renegociação de dívidas e sair da inadimplência é possível, sim! É muito importante que você se empenhe ao máximo para quitar as dívidas e voltar a sonhar com seus projetos, como a compra da casa própria, por exemplo.
E se você que ver mais dicas como essa, acesse o blog da Vibra Residencial! Aqui nós vibramos com você em todas as suas conquistas!