A construção de um edifício inclui diversas fases até chegar ao momento final, que é a entrega das chaves aos futuros moradores.

Todo esse processo requer muitos estudos e planejamento. Afinal, trata-se de um projeto imobiliário de grande porte, com estruturas em andares sobrepostos.

Quer saber um pouco mais sobre quais são essas etapas e como funciona a construção de uma obra? Então acompanhe o passo a passo que a Vibra Residencial preparou a seguir!

Escolha do terreno

O primeiro passo é definir qual o terreno do empreendimento. Essa escolha deve ser feita levando em conta uma série de fatores que deverão influenciar diretamente na rotina dos moradores:

  • É preciso avaliar a situação do solo e a necessidade de aterro ou compactação do terreno;
  • A posição do local em relação ao sol;
  • A infraestrutura sanitária do terreno;
  • O fornecimento de água e energia na localização;
  • A iluminação e pavimentação das ruas.

Definição do projeto arquitetônico

A seguir, é contratado um escritório de arquitetura para fazer o anteprojeto da obra.

Primeiro, ele deve passar pela aprovação da prefeitura da cidade. Então, é analisado se o projeto está dentro das condições estabelecidas pelo código de obras do município, que pode demorar de 6 a 12 meses para aprovar. Dada a confirmação, orçamento e projeto final são definidos.

Fica a cargo do escritório projetar a planta dos apartamentos com todos os detalhes, incluindo o uso de imagens 3D.

Além disso, um escritório de engenharia deve ser contratado. É dever desses profissionais garantir que as características estruturais e arquitetônicas do projeto possam ser mantidas, convertendo tudo o que foi planejado em realidade.

Fase dos projetos complementares

O próximo passo é começar a planejar os projetos complementares, que são aqueles onde as estruturas do edifício são montadas.

É nessa fase onde é feita a execução de estruturação do esgoto, instalações elétricas, telefonia e internet. Tudo isso deve ser previamente planejado e através de muitos estudos, para que não haja nenhum problema na base da obra.

Orçamento da obra

Fases de uma Obra

Para fazer o orçamento total do edifício, é preciso ir até o projeto executivo, onde constam os materiais que devem ser utilizados na obra. Deve-se levar em conta não só os materiais, mas também todos os detalhes como mão de obra e etc.

Atualmente existem programas especializados que ajudam a orçar o valor total de uma construção de edifício. Eles simplificam o processo e auxiliam em toda a parte financeira de um projeto grande como esse.

Aplicações estruturais

A etapa seguinte é a construção da sustentação do prédio. Aqui são aplicados forros, cobertura, esquadrias e tudo o que garante que a obra suportará todo o peso sobreposto a ela.

Essas estruturas são formadas por pilares, vigas e lajes, revestidas com aço, concreto ou alvenaria estrutural. É aqui onde é gasto maior parte do tempo total de uma obra.

Acabamento, instalações e revestimentos

Finalizado o alicerce do prédio, é hora de concluir os acabamentos finais da edificação, tanto na parte interna, quanto externa. É aqui onde os apartamentos recebem pintura, piso, azulejos e todos os elementos do projeto arquitetônico.

Também são concluídas as providências finais, como ligação da rede elétrica e bombeamento de água. Além disso, os revestimentos são importantes para proteger as vedações e evitar o barulho externo. Você pode conferir mais sobre esse assunto no nosso texto Sem barulho! Saiba como fazer isolamento acústico no apartamento.

Depois de tudo isso, é feita a limpeza final do edifício e todos os testes para que os moradores possam agendar a mudança.

A construção de uma obra é um processo detalhado, mas muito gratificante!

Viu só? Todas as fases de uma construção são bem importantes para que o resultado final seja sempre o melhor possível. Cabe sempre ao comprador do imóvel analisar de perto as obras da sua futura moradia e tirar todas dúvidas com os responsáveis pelo projeto.

Pretende mudar de vida e comprar um apartamento? Então não deixe de conferir os empreendimentos da Vibra Residencial! Aqui você tem o seu imóvel dos sonhos e acompanha todas as fases da sua obra com uma empresa de total confiança!