Quem deseja sair do aluguel e comprar um apartamento não pode deixar de lado um fator primordial: o planejamento financeiro.

Afinal, ter controle sobre as próprias finanças e se planejar para guardar dinheiro é o único caminho para realizar sonhos mais altos, como a compra de um imóvel.

O problema é que muitas pessoas simplesmente não conseguem economizar e acabam, por si mesmas, adiando a realização deste sonho. Pensando nisso, a Vibra Residencial trouxe algumas dicas para você mudar seus hábitos e começar o seu planejamento financeiro hoje mesmo. Olha só!

Estabeleça objetivos e anote-os

Ter os seus objetivos financeiros bem definidos é o ponto de partida do seu planejamento.

Para que você quer guardar dinheiro? De quanto precisará?

Analise o que você planeja para sua vida a curto, médio e longo prazo e deixe tudo anotado em um caderno ou agenda. Ter todos esses objetivos documentados pode te ajudar a manter o foco enquanto trabalha para que eles se realizem.

Importante: tenha em mente que todas as suas ações deverão ser direcionadas para que esses objetivos possam ser atingidos. Sem isso, dificilmente alguma mudança de fato ocorrerá.

Faça um diagnóstico da sua vida financeira hoje

Neste ponto, é o momento de fazer um diagnóstico completo da sua atual situação financeira.

Você possui algum patrimônio? Acumula alguma dívida? Guarda algum dinheiro mensalmente?

Separe um tempo para analisar todo o seu histórico financeiro e busque entender exatamente quais são os seus gastos hoje. Este é o momento perfeito para ajustar algumas arestas e cortar aquilo que for possível.

Se o seu sonho é comprar um apartamento, por exemplo, analise a necessidade de limpar o seu nome. Também vale a pena estudar quanto é possível dar de entrada e o que pode ser feito para que essa quantia seja maior.

Prepare um orçamento pessoal

Planejamento Financeiro
Mesmo que o foco do planejamento financeiro seja a realização de um sonho, ainda é preciso dar atenção aos seus gastos mensais. E um orçamento pessoal é o melhor caminho para equilibrar os gastos atuais com os planos para o futuro.

Muitos especialistas indicam que o ideal é separar 70% do seu salário para os gastos mensais e 30% deve ir para a realização de sonhos. Por isso, tente equilibrar o que você ganha com essa lógica e trabalhe para que isso funcione todo mês.

Esse também é o momento de fazer uma análise bem sincera e passar a gastar menos do que você ganha. Procure viver sempre um degrau abaixo daquilo que você ganha e não deixe que os gastos supérfluos acabem com o seu planejamento.

Trabalhe sua disciplina

Traçados seus objetivos e orçamento, é hora de começar a colocá-los em prática.

Você precisará de muita disciplina para dizer vários “nãos” aos restaurantes, lanchonetes e compras no shopping durante esse período. É claro que, em alguns momentos, pequenas recompensas são necessárias. No entanto, não perca o foco!

Vale a pena adotar alguns hábitos financeiros saudáveis enquanto você economiza para comprar seu apartamento. Confira alguns deles:

  • Gaste o mínimo possível com o cartão de crédito. Se necessário, reduza o limite apenas para gastos mensais básicos;
  • Evite parcelamentos. Eles podem gerar juros e atrasar o sonho da casa própria. Sempre que possível, compre à vista;
  • O combustível está muito caro? Utilize soluções alternativas como transporte público ou aplicativos de caronas para ir ao trabalho;
  • Dê preferência a passeios mais baratos, como parques, museus e espetáculos gratuitos.

Com planejamento e foco, é mais do que possível sair do aluguel!

O planejamento financeiro, por mais que sirva para concretizar sonhos específicos, deve estar presente em toda a sua vida. Ao cuidar do seu dinheiro com mais responsabilidade, é possível focar em suas prioridades e trabalhar para que sonhos como o da casa própria se realizem.

Agora ficou muito mais fácil fácil se planejar para comprar o apartamento dos seus sonhos, não é mesmo?! Aproveite e acesse o site da Vibra Residencial e encontre o empreendimento perfeito para você mudar de vida. Nossos corretores estão prontos para te ajudar e dar todas as informações sobre como financiar seu apartamento. A hora é agora!