Como em todo o verão, os cuidados no apartamento durante o período de chuvas devem ser redobrados.

Afinal, nessa época muitas cidades costumam enfrentar vários transtornos e, por isso, é necessário evitar certos problemas no apartamento.

Quer saber quais medidas você pode tomar para proteger o seu lar durante a temporada de chuvas? Então, fique atento(a) às dicas que a Vibra Residencial trouxe a seguir!

Cuidados relacionados ao condomínio

No caso de um projeto habitacional como um edifício, muitos são os cuidados a respeito da prevenção de transtornos por conta das chuvas. Neste caso, fica a cargo do condomínio:

  • Garantir a limpeza de ralos, calhas, coberturas e toldos em locais como o subsolo, o térreo e o topo do prédio;
  • Fiscalizar pontos de infiltração ou vazamentos nas garagens;
  • Revisar o sistema de gerador de energia;
  • Verificar se o sistema elétrico e eletrônico de portões está protegido durante chuvas e tempestades;
  • Realizar a manutenção periódica do para-raios do prédio;
  • Limpar o poço do elevador, avaliando pontos de infiltração ou água empossada.

Todos os cuidados acima são de responsabilidade do condomínio e o síndico é quem deve tomar as devidas providências. No entanto, também é dever dos moradores fiscalizar e cobrar para que todas as medidas sejam tomadas.

Cuidados relacionados ao apartamento

Período de chuva

Dentro de casa, os cuidados em dias de chuva também são fundamentais. Acompanhe abaixo os principais cuidados:

  • Em casos de tempestades com raios, o ideal é retirar aparelhos eletrônicos da tomada e desligar os disjuntores, principalmente em períodos de viagem, quando não há ninguém no apartamento;
  • Manter o ambiente devidamente arejado também é fundamental. Afinal, com o aumento da umidade do ar, a formação de mofo costuma ser maior. Para se ter uma ideia, essas partículas podem causar problemas como alergias, dores de cabeça e até pneumonia;
  • Evite usar o elevador do prédio e dê preferência às escadas. Do contrário, há o risco do elevador quebrar e alguém ficar preso;
  • Em pontos como a varanda, verifique sempre focos de água parada. Eles podem atrair o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. Portanto, retire água acumulada de vasos e qualquer outro objeto em áreas expostas à chuva.

Tomar precauções durante o período de chuvas é fundamental!

Em épocas onde as chuvas são mais frequentes e intensas, todo o cuidado é pouco. Por isso, ajude a fiscalizar os serviços gerais de manutenção do condomínio e não deixe de fazer sua parte dentro de casa também. Assim, evitar maiores problemas e transtornos será muito mais fácil!

Quer ficar por dentro de muitas outras dicas como essa? Então, continue acompanhando o blog da Vibra Residencial! Aqui você confere tudo sobre decoração, vida financeira e dicas para o seu lar!