Minha Casa Minha Vida: Guia do Proprietário

A leitura do contrato antes de assinar qualquer negócio imobiliário é indispensável. Além disso, você deve prestar atenção em algumas cláusulas presentes no Guia do Proprietário,  um documento desenvolvimento pela Caixa Federal e com algumas informações sobre contrato, dicas de boa convivência e tudo o que você precisa saber quando for comprar o seu apê pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Depois de assinar, você passa a ter algumas responsabilidades com o imóvel adquirido como, por exemplo, pagar as prestações mensais em dia, utilizar o empreendimento para moradia e não para outros fins, pagar as despesas de seu imóvel sem acumular dívidas (como água, luz, taxa de condomínio, IPTU, limpeza urbana e outros). 

No próprio Guia, você encontra dicas de como manter o seu lar sempre em ordem e para um bem habitacional de qualidade a você e sua família. Lá você encontrará como limpar mofo, caso apareça, o que evitar na hora de lavar o chão, como fazer a instalação hidráulica e de esgoto corretamente e muito mais!

Por fim, caso você tenha alguma dúvida sobre o que pode ou não fazer, são pontuadas algumas ações proibidas como abrir vãos para instalar janelas e portas, retirada de paredes, os ralos não podem ser tampados etc. Claro que tudo é possível ser acordado, mas preste atenção para sempre respeitar o que é solicitado a cada um dos moradores no material, combinado?!

Para saber mais, baixe o Guia do Proprietário e fique bem informado: 

https://www.caixa.gov.br/Downloads/habitacao-minha-casa-minha-vida/Guia_do_proprietario.pdf

Lembrando que este não substitui o Manual do Usuário, também entregue pela construtora responsável.