Se você está procurando um imóvel, mas se considera leigo em relação aos termos e como funciona os tipo de empresa desse mercado, não se preocupe, nós vamos te ajudar!

É muito comum haver confusão na definição do que é uma construtora, uma incorporadora e uma imobiliária. Você provavelmente deve ter se deparado com um desses termos enquanto buscava por mais informações sobre um empreendimento do seu interesse.

Dito isso, nada mais justo do que saber quais empresas são responsáveis pela construção, documentação jurídica, venda e pós-venda do imóvel que você deseja adquirir.

Incorporadora

Ela é a empresa que empreende e articula o negócio imobiliário. As incorporadoras estão responsáveis por descobrir oportunidades, adquirir terrenos e verificar a viabilidade dos empreendimentos.

Estas empresas são denominadas “incorporadoras” porque a palavra “incorporação” está relacionada à formalização do registro imobiliário do condomínio na matrícula do terreno, que é realizado no Cartório de Registro de Imóveis.

Construtora

Responsável pela execução da obra de um empreendimento. É do seu cuidado a supervisão de todas as etapas da construção civil, que são: o projeto de engenharia, contratação de equipamentos e mão-de-obra, tecnologia construtiva e testes de qualidade. Além disso, também é de responsabilidade da construtora a qualidade física da obra, a garantia de entrega no prazo e a integridade física do empreendimento, ou seja, é seu dever garantir que a edificação não apresente problemas estruturais como instabilidade, infiltrações, rachaduras, trincas, irregularidades, entre outros.

Em resumo, a construtora é a empresa contratada pela incorporadora para executar um projeto. Logo, o planejamento do imóvel, as vendas, a divulgação e seu financiamento não fazem parte das suas funções.

Imobiliária

Empresas desse segmento têm como funções básicas captar, comprar, vender, alugar e administrar imóveis. A cada venda ou locação, a imobiliária recebe uma comissão, que é paga pelo dono do imóvel negociado.

Nas imobiliárias trabalham os corretores de imóveis, que são os profissionais responsáveis pela pesquisa, orientação e facilitação no processo de compra e venda.

A VIBRA é uma construtora e incorporadora, logo está responsável desde o projeto e documentação jurídica até a execução das obras. Dominando todo o processo de concepção, construção e entrega, os clientes podem se assegurar ao fazer negócio em um empreendimento VIBRA: o imóvel será entregue no prazo e terá as melhores condições de financiamento! Confira os empreendimentos.