Durante o processo de compra de uma casa ou apartamento, muitas pessoas têm dúvidas com relação à escritura do imóvel.

Este documento é essencial para validar que você será realmente o proprietário do imóvel e permite que o bem seja passado para o seu nome.

Para saber mais sobre a escritura, sua importância e demais informações, confira o conteúdo que a Vibra Residencial preparou a seguir!

O que é a escritura de um imóvel?

A escritura é um documento oficial firmado em cartório que repassa a propriedade de um imóvel para o comprador. Ele deve conter informações referentes à transferência, condições de compra e venda, forma de pagamento, preço, informações das partes envolvidas e etc.

De cunho obrigatório, a escritura é a única forma de comprovar oficialmente quem é o detentor de tal propriedade. Para se ter uma ideia, sem ele – em termos legais – o imóvel não possui dono.

O contrato de financiamento

Quem optar por financiar um apartamento através do Minha Casa Minha Vida utiliza o contrato emitido pelo banco como forma de substituir a escritura.

No entanto, ainda é preciso registrá-lo oficialmente no cartório de registro de imóveis, conforme determina a lei.

Registrando um imóvel

Escritura de imóvel

Depois de assinar a escritura ou contrato com o banco, o próximo passo é realizar a transferência na mácula do imóvel, que deve ser feita no cartório correspondente ao endereço do empreendimento.

Portanto, esse registro deve ser feito junto à matrícula, que por sua vez é exclusiva e conta com todas as informações do proprietário.

Sendo assim, no caso de aquisições de imóveis financiados, a forma de pagamento deverá constar no contrato. Então, depois de quitado o valor total, a atualização deverá ser feita na matrícula, o que torna o imóvel apto para futuras transferências a terceiros.

Quanto custa essa documentação?

Normalmente, os valores de serviços cobrados por cartórios são tabelados e dependem do valor total do imóvel que será adquirido.
Sendo assim, com base nos dados registrados em cartório, esse valor deve ficar entre 2 e 3% do total da propriedade, além do custo com o ITBI, que é o imposto cobrado para a transferência de imóveis.

Como é feita a transferência do imóvel?

Após o pagamento da documentação, é feita a leitura do imóvel com a presença do comprador e vendedor (no caso, um representante da construtora).

A seguir, o ato é lavrado e ambos assinam um documento comprovando perante a lei a validade da transferência imobiliária. Depois disso, finalmente é emitido o registro do imóvel.

Uma boa construtora pode ser o diferencial para te ajudar com a documentação do imóvel!

O processo burocrático da aquisição de um imóvel pode parecer complicado, principalmente quando se trata do primeiro apartamento. Por isso, é de extrema importância contar com o apoio de uma construtora transparente e que facilite sua aquisição.

A Vibra Residencial é a parceira ideal para conquistar o sonho da casa própria! Nós estamos com você durante todo o processo de compra e ainda oferecemos o registro ITBI grátis para alguns empreendimentos. Acesse agora o nosso site e encontre o seu lar dos sonhos! Você vai se apaixonar pelos nossos imóveis!