Economias do dia a dia para a compra do seu apê

O quesito financeiro é o principal fator que impede muitas famílias de realizar o sonho do imóvel próprio. Então, como conseguir economizar dinheiro para dar entrada no seu apê se o seu orçamento já é apertado?

A chave para esse problema é a organização financeira. E para se organizar é preciso mudar hábitos de consumo e a sua rotina. Você está pronto para receber as dicas?! Anote aí!

Entendendo seus gastos

Antes de cortar gastos e encher os cofrinhos, é preciso destrinchar as suas faturas e boletos para analisar diversos fatores como: seu estilo de vida, o momento que está vivendo, sua estrutura familiar,  quanto ganha, quanto gasta, etc. Feito isso, você terá uma visão geral e mais assertiva de como começar a economizar.

Remuneração e despesas

Vamos às contas! Coloque na ponta do lápis o valor líquido que você recebe por mês, deixando de fora as remunerações especiais como bônus e horas extras, por exemplo.

Agora, é hora de calcular os gastos da sua família. Considere apenas os fixos, como: supermercado, alimentação, combustível, farmácia, mensalidade escolar, prestação do carro ou moto, seguro, etc.

Hábitos

De qual hábito ou programação você não quer abrir mão? Uma ida semanal ao cinema, aquela pizza todo domingo à noite… Tudo isso precisa ser repensado.

Pode parecer pouca coisa, mas se você reduzir as saídas semanais para uma vez ao mês, já será possível ver resultado nas suas economias!

Metas

Quanto você deseja economizar? Definir esse valor é importante para que o compromisso seja firmado e que você veja resultado durante o processo.

Você consegue guardar 15% da sua renda, por exemplo? Então, anote esse valor no seu caderno de finanças e honre esse compromisso mensalmente, como se fosse uma dívida ou fatura que não se pode deixar de pagar.

Auxílio da tecnologia

Atualmente existem muitos bancos digitais que oferecem um rendimento maior do que uma poupança, por exemplo. Além disso, nos aplicativos também é possível monitorar os seus gastos e o progresso das suas economias de maneira fácil e intuitiva.

Prontos para começar começar?! Se você tem alguma outra dica de como economizar dinheiro no dia a dia, compartilhe com a gente!