Se você quer decorar seu apartamento e deixá-lo mais moderno, uma ótima solução pode ser o estilo contemporâneo.

Esse tipo de decoração está ligado a um design mais prático e que busca facilitar a rotina de seus moradores. É um estilo próximo ao minimalista, só que mais antenado às tendências do mercado.

Gostou? A Vibra Residencial preparou todas as informações da decoração contemporânea para você se inspirar e montar o seu apartamento. Vamos conferir!?

O conceito da decoração contemporânea

Existem vários estilos de decoração que marcaram época, como o vintage, o industrial, o clássico e etc. No caso do contemporâneo, a composição do ambiente traz elementos que misturam a praticidade com tendências, inclusive as tecnológicas.

O conceito de decoração contemporânea surgiu em meados do século XX, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesse ponto da história foi necessário criar novas expressões artísticas e se adaptar cada vez mais às mudanças tecnológicas que surgiam.

Portanto, faz parte da premissa contemporânea o uso da criatividade e a busca pelo novo.

O que não é decoração contemporânea

Por estar em constante evolução, alguns podem achar a decoração contemporânea difícil de se definir. Por isso, para que você entenda melhor o conceito, listamos o que não faz parte desse estilo. Confira:

  • O uso excessivo de cores não está relacionado ao contemporâneo. Ao usar tons muito vibrantes, a simplicidade dá lugar à extravagância dentro da decoração;
  • Também não é contemporâneo usar apenas uma peça de destaque que destoe do restante do local. A beleza desse estilo está no conjunto, e não ligada a um elemento só;
  • Uma abordagem extremamente minimalista, com poucos móveis nos cômodos também não é contemporânea. Os elementos desse estilo são mais trabalhados com mais detalhes pela casa.

Decoração contemporânea na prática

Decoração contemporânea

Na prática, esse estilo está ligado ao uso de diversas referências: a predominância de tons neutros nas paredes, detalhes com formas geométricas e texturas, objetos coloridos para dar contraste, além de móveis simples, mas bem práticos. 

Além disso, a iluminação deve ser o mais natural possível. Você pode, por exemplo, adotar cortinas menores e mais claras e deixar a luz solar tomar conta durante o dia. Se possível, adote peças sutis como luminárias e abajures e evite a luz amarelada.

Se você possui um apartamento pequeno, a dica é investir em linhas retas e visíveis para valorizar o espaço. E isso inclui opções como o sofá, mesa de centro, cômodas baixas e tudo o que possa dar a sensação de limpeza e amplitude no local.

Além disso, o piso desse tipo de decoração deve ter revestimento simples, como o cimento queimado, porcelanato ou vinil. Tapetes com formato geométrico também são ótimas opções para preencher o espaço e completar a decoração.

Precisa de mais ideias? Você pode encontrar muito mais no nosso post sobre como decorar um apartamento pequeno. Vale a pena conferir!

Com o estilo contemporâneo, seu apartamento tem tudo para ficar incrível!

Para apostar na decoração contemporânea é preciso estar atento a tudo aquilo que está em alta, mas, claro, sem deixar sua personalidade de lado. Assim, você consegue decorar seu lar e deixá-lo do jeito que sempre sonhou!

Já tem várias ideias para a decoração do seu apartamento? Então acesse agora mesmo o site da Vibra Residencial e encontre o imóvel ideal para o seu estilo de vida. Aqui a nossa alegria é realizar o seu sonho!