O processo de decorar um apartamento passa por várias etapas. E um deles é a escolha da cortina ou persiana que irá completar o ambiente.

No entanto, você sabe dizer qual dessas opções é a melhor?

A Vibra Residencial vai te ajudar! Confira nossas dicas e saiba entre a cortina e a persiana, qual é a melhor opção para o seu apartamento!

A cortina e a persiana na decoração

Antes de tudo, é importante saber que ambas as peças possuem funções bem importantes no seu apartamento. Além de decorar, a cortina e a persiana servem para dar mais privacidade ao cômodo e também proteger do sol.

Portanto, a decisão entre uma ou outra irá depender de cada situação. Para que você escolha da melhor forma, vamos falar um pouco sobre cada uma!

Características da cortina

Cortina ou persiana na decoração

Versátil, a cortina pode trazer diferentes resultados para sua decoração. É possível misturar estampas, tecidos, texturas e apostar em um estilo específico, como o clássico, por exemplo.

Ah, e ela fica incrível em diferentes cômodos: você pode usá-la em tamanho maior na sala de estar e no quarto, ou até mesmo na janela da cozinha, com uma estampa mais alegre e colorida.

Além disso, a cortina é uma peça perfeita para barrar a entrada de luz solar. Assim, o ambiente ganha mais privacidade e os móveis são preservados, já que o sol em excesso pode desbotar a mobília.

Isso sem contar que a variedade de preços para a cortina é grande e o gasto costuma ser menor com relação à persiana.

Características da persiana

Cortina ou persiana na decoração

A persiana é a peça ideal para deixar seu apartamento mais moderno e com um toque urbano.

Uma das suas maiores vantagens é a praticidade: a limpeza pode ser feita de forma simples e a facilidade para controlar a quantidade de luz que entra no cômodo é muito maior.

A persiana também possui o diferencial de ser isolante acústico e térmico. Assim, proteger o seu lar do barulho externo e de temperaturas muito alto ou muito baixas é bem mais fácil.

Além disso, hoje é possível encontrar persianas modernas e que podem ser automatizadas, o que facilita o seu uso. Ou seja, com apenas um clique no controle remoto, você manuseia a persiana e torna esse processo muito mais prático. 

Com a peça certa, a decoração do seu apartamento fica completa

Para a escolha entre a cortina ou persiana, é importante optar pela peça que tenha o perfil ideal para o espaço disponível, além atender melhor as necessidades dos moradores. Portanto, fique de olho em cada detalhe que mencionamos acima e deixe sua decoração muito mais bonita!

Já sabe como vai ser a decoração do seu apartamento? Ainda não?! Então acesse agora mesmo a seção de Arquitetura e Decoração no blog da Vibra Residencial. Com nossas dicas, o seu lar doce lar tem tudo para ficar incrível!