Depois de economizar dinheiro para conquistar a tão sonhada casa própria, eis que surge a questão: “o que vale mais a pena, comprar um terreno ou imóvel pronto?”

Para essa escolha, é preciso analisar alguns pontos importantes e entender como cada uma dessas opções funciona. 

Sua dúvida é exatamente essa? A Vibra Residencial te ajuda! A seguir, confira algumas dicas e informações sobre esse assunto e saiba como escolher!

Tempo de entrega

Tanto a construção de uma casa quanto a compra de um imóvel possuem diferentes impactos na questão do tempo de entrega.

No caso do terreno para construir, por ser um projeto feito do zero, o tempo para finalização pode demorar muito mais. Afinal, sua conclusão depende de recursos, mão de obra e fatores burocráticos. Portanto, se você tem pressa para morar, talvez essa não seja a melhor opção.

Já no imóvel pronto, você ganha em tempo e praticidade. Após finalizar todos os trâmites legais da documentação e terminadas as obras onde a data de conclusão é definida no contrato a mudança já pode ser feita. 

Questão econômica

Comprar um terreno ou imóvel pronto

A parte financeira talvez seja a de maior impacto quando falamos em construir ou comprar um imóvel. Afinal, é preciso fazer todo um planejamento e o orçamento mensal familiar não deve ser comprometido.

Quando falamos em construir uma casa, é preciso ter em mente que existirão gastos com o projeto arquitetônico, elétrico e hidráulico da residência. Além disso, devem entrar nessa lista fatores como materiais de construção e mão de obra, todos administrados pelo proprietário do terreno.

Isso sem contar que ao optar pela construção, os gastos finais podem exceder o valor planejado. Portanto, é necessário ter uma reserva financeira para não ficar no vermelho e sanar possíveis emergências.

Ao comprar um apartamento pronto, você tem a facilidade de não ter que se preocupar com detalhes técnicos da obra, já que tudo fica a cargo da construtora. Ela é a responsável por finalizar todo o projeto e entregá-lo pronto na data estipulada em contrato.

No caso do comprador, é possível fazer um financiamento do imóvel e as parcelas devem ser pagas em dia, no valor mensalmente estipulado. Para que você saiba mais sobre esse assunto, leia nosso texto Minha Casa Minha Vida: saiba como fazer financiamento pela Caixa.

Personalização do imóvel

A possibilidade de personalização do imóvel também é um fator que merece atenção.

Na opção do terreno, você pode opinar à vontade e trabalhar em suas ideias. É um projeto bem mais caro e que requer uma dedicação maior.

Já o imóvel pronto, mesmo que não seja possível alterar o projeto, você pode escolher uma opção com o perfil da sua família. Por exemplo, quem tem planos de ter filhos pode comprar um apartamento com dois dormitórios e adaptar o cômodo quando for necessário.

Encontre o imóvel dos seus sonhos com a Vibra Residencial!

Antes de escolher entre comprar um terreno ou imóvel pronto, analise todas as variáveis de ambas as opções. É importante pensar com calma e verificar o que mais se encaixa ao perfil da sua família e de sua condição financeira.

Já tem em mente o seu lar dos sonhos? Então acesse o site da Vibra Residencial! Aqui nós temos diversos empreendimentos em ótimos pontos de São Paulo para você começar um nova história. Vem vibrar com a gente!