
Quem não gostaria de comprar uma casa ou apartamento por um valor mais em conta, não é mesmo?!
Para isso, uma boa estratégia pode ser comprar um imóvel na planta. Esse é um tipo de aquisição um pouco diferente da compra de um imóvel pronto e possui algumas particularidades.
Para entender o que é todo esse processo e tirar suas dúvidas sobre o assunto, confira as informações que a Vibra Residencial preparou para você!
Como funciona a compra de um imóvel na planta
Esse procedimento de compra se divide em duas etapas:
Assinatura do contrato
A primeira delas é a fase de pré-entrega das chaves, onde é feita a assinatura do contrato. Então, neste período o comprador oferece um valor de entrada que será usado para dar andamento às obras.
Além do valor de entrada, também é negociado o valor das parcelas que serão pagas durante o processo de construção. Neste caso, o único valor semelhante a juros pago no valor das parcelas é a correção monetária com base no INCC (Índice Nacional de Construção Civil).
Entrega das chaves
A segunda etapa é a da entrega das chaves. Quando for realizada essa entrega, o comprador deve fazer uma vistoria no imóvel após sua liberação.
Nessa visita, o novo proprietário analisa se tudo está correto ou se algum detalhe precisa de reparo, como em casos de infiltração, nível do piso, e etc.
Além disso, se necessário, a equipe técnica fica prontamente à disposição para fazer a manutenção.
Quais documentos comprovam a compra de um imóvel na planta?
A documentação necessária para o financiamento de um imóvel na planta inclui alguns detalhes importantes.
Primeiro, é feita a análise de crédito junto ao banco. Depois de aprovada essa análise, é preciso assinar um documento chamado Compromisso Particular de Compra e Venda. Ele serve para comprovar que agora o imóvel está no nome do comprador.
Além disso, o novo proprietário também recebe o Memorial Descritivo do Imóvel. Com esse documento, construtora e comprador confirmam que todo o combinado foi entregue.
E, por fim, também é emitido o Habite-se. Fornecido pela prefeitura, ele declara que as obras no imóvel foram concluídas. Assim, com esse documento em mãos, já é possível fazer a mudança.
Leia também: Tudo o que você precisa saber antes de comprar seu primeiro imóvel
Por que vale a pena comprar um imóvel na planta?
Comprar um imóvel na planta garante uma série de vantagens que torna esse tipo de aquisição bem interessante. Confira alguns dos benefícios a seguir:
- Preço mais acessível: a compra de um imóvel na planta costuma ter um valor mais acessível. Para famílias que desejam economizar e ter um imóvel no mesmo padrão de um modelo pronto, é uma opção bem interessante;
- Melhor planejamento: ao pagar as parcelas antes do imóvel ficar pronto, é possível se planejar quanto a outros gastos futuros, como a compra da mobília da casa e outros detalhes;
- Valorização do imóvel: se futuramente o proprietário desejar vender o imóvel, o seu valor de mercado pode aumentar significativamente. Isso porque um imóvel costuma valorizar com o tempo e o retorno financeiro é quase certo. Portanto, investir é o caminho!
Comprar um imóvel na planta pode ser a sua melhor decisão!
Com planejamento e organização, você pode comprar um apartamento na planta e garantir todas as vantagens que esse tipo de negócio envolve. Assim, realizar o sonho da casa própria é mais simples e você pode acompanhar toda a evolução de perto!
Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Então fale agora mesmo com um de nossos corretores no site da Vibra Residencial! Nossa missão é facilitar o financiamento do seu imóvel e te ajudar em todas as etapas!