
Ao chegar em um momento de transição de vida, muitos se perguntam: vale a pena comprar ou alugar um imóvel?
Essa é uma dúvida bastante pertinente, já que alugar ou comprar trazem responsabilidades e consequências bem diferentes.
Para te ajudar a fazer essa comparação e entender o que é mais viável, a Vibra Residencial trouxe algumas informações importantes a seguir. Confira!
Variáveis financeiras
Ao comprar um imóvel, mesmo que o investimento seja mais alto, você terá a liberdade de viver em um lugar propriamente seu.
Enquanto as parcelas de um financiamento são fixas e o valor não sofre alterações, um aluguel pode ter ajustes a qualquer momento.
Outra questão que viabiliza uma compra de imóvel é o momento em que vivemos. Em 2016, a taxa média de juros de financiamento imobiliário no Brasil era de 11,3%. Já em 2019, esse valor diminuiu consideravelmente e está na casa dos 8%.
Ou seja, é o momento certo para quem deseja investir em um imóvel e ter a tão sonhada casa própria.
Investir no que é seu
Pensado para ser um patrimônio a longo prazo, a aquisição de um imóvel permite que você planeje e invista em algo que é seu.
Esse bem ficará à sua disposição por toda a vida e poderá ser passado às futuras gerações da família. É um investimento que traz liberdade, já que você pode inclusive vendê-lo futuramente, se esse for um desejo.
Ao optar pelo aluguel, mesmo sendo um investimento menor, existe uma série de limitações e regras que devem ser seguidas.
Além de não poder fazer qualquer tipo de alteração no imóvel, é preciso estar atento às determinações e solicitações do dono.
Valorização do imóvel
Ao checarmos a questão financeira, a opção de investir em um imóvel também pode ser uma ótima alternativa.
Por exemplo: um apartamento em São Paulo cuja região possui alto potencial de crescimento tem grandes chances de valorização.
Com o tempo, esse imóvel poderá ser vendido por um valor acima do que foi comprado e o retorno pode ser muito vantajoso. Portanto, analise a questão de valorização do imóvel antes de tomar essa importante decisão.
Facilidades disponíveis
Outra questão sobre comprar ou alugar um imóvel e que favorece a segunda opção é a facilidade que o mercado oferece para a aquisição.
Hoje é possível utilizar recursos que facilitam a compra do imóvel e suavizam o valor a ser pago ao longo dos anos.
Você pode usar o FGTS para dar uma entrada e também participar do programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo. A primeira opção ajuda a diminuir o valor das parcelas. Já a segunda oferece subsídios para diminuir o valor que deverá ser pago e taxas de juros reduzidas.
Assim, com recursos como esses à disposição, fica muito mais fácil realizar o sonho da casa própria e ter um lar para chamar de seu.
Com a Vibra, sair do aluguel é uma realidade!
Ao pensar em um investimento a longo prazo, a compra do imóvel é o investimento mais vantajoso. Portanto, analise sua situação financeira e encontre a opção que mais se encaixa ao seu perfil.
Ficou animado para a compra do seu imóvel? Então acesse agora mesmo o site da Vibra Residencial! Aqui temos opções perfeitas para você sair do aluguel e dar um novo passo em sua vida!