Como ter o jardim vertical dos sonhos?

Tempo de leitura: 2 minutos e 55 segundos.

 

Você ama plantas e a sensação de frescor e vida que elas trazem para sua casa? Quer ter várias delas mas não tem muito espaço no apê? Então vem descobrir como ter o jardim vertical dos seus sonhos com este passo a passo simples que preparamos para você!

 

Passo 1: Preparação do ambiente

Primeiramente, você deverá escolher onde será montado o seu jardim vertical. Na sala? Na sacada? É importante observar a quantidade de luz natural do ambiente, se é da manhã ou da tarde, direta ou indireta, bem como se o cômodo é ventilado e apropriado para cultivar as plantas.

Feito isso, é hora de preparar a parede impermeabilizando-a e, depois, instalando a estrutura mais apropriada para o seu projeto: blocos pré-moldados, blocos de cerâmica, módulos de plástico ou treliças e vasos.

Passo 2: Escolha das plantas

Agora que você já avaliou a temperatura e a iluminação e a parede já está preparada para receber o jardim, é hora de escolher as plantas! Se o local recebe sol direto durante todo o dia ou parte dele, opte por espécies como o  aspargo-pluma (Asparagus densiflorus), a brilhantina (Pilea microphylla), o clorofito (Chlorophytum comosum), a hera-inglesa (Hedera helix) e o liríope (Liriope spicata), por exemplo.

Mas se o seu jardim ficará em um local de meia-sombra, aposte em plantas como o antúrio (Anthurium andraeanum), a bromélia (Guzmania sp), o chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum), a samambaia (Nephrolepis exaltata) e o dinheiro-em-penca (Callisia repens).

Ah! Evite espécies com cheiro forte ou venenosas, para evitar problemas com crianças e pets. Independente da sua escolha, certifique-se que há espaço suficiente para as raízes das plantas se desenvolverem e que a estrutura suporta o peso da planta desenvolvida e com a terra úmida. 

Passo 3: Manutenção

Pronto para deixar o seu jardim cada vez mais verde?! Confira os pontos indispensáveis para a manutenção:

  • Fertilização: use bons substratos e adubos de liberação lenta.
  • Rega: tenha um cronograma de rega e lembre-se: tanto a falta quanto o excesso de água são ruins, então sempre confira a umidade da terra antes de irrigá-la.
  • Podas: retire periodicamente as folhas secas para estimular o crescimento das plantas.

 

Ainda sonhando com o apartamento perfeito pra você?! Conheça os empreendimentos VIBRA! Será um prazer realizar o seu sonho do apê próprio! Temos apartamentos em todas as regiões de São Paulo e, aqui, você pode financiar seu apartamento pela Caixa, usando o FGTS, subsídios, com juros baixos e tudo que você tem direito!