Janeiro é o mês para colocar novas metas e objetivos em prática. E, além disso, arcar com as contas que sempre chegam nessa época do ano.

IPTU, IPVA, matrícula da escola, materiais escolares e a fatura do cartão de um mês agitado como dezembro… Mesmo sabendo que todo ano essas despesas chegam, os valores ainda pegam muita gente de surpresa.

Mas como se organizar para pagar as contas do começo do ano e não entrar nesse novo ciclo já no vermelho? A Vibra Residencial trouxe dicas bem legais para te ajudar nessa missão. Olha só!

Coloque tudo no papel

O primeiro passo para a organização financeira é saber exatamente o que deve ser pago.

Por isso, anotar todas as pendências é o primeiro passo. Tanto faz se você utiliza uma planilha no computador ou anotações em uma agenda: o que importa é ter todo esse levantamento de contas documentado.

Assim, fazer um planejamento e se programar para quitar tudo será muito mais fácil.

Pague o que puder à vista

Não deixar as contas acumularem é um detalhe muito importante para se organizar. Em algumas capitais do país, como São Paulo, quem paga o IPTU e o IPVA à vista recebe descontos de 3% e 5% respectivamente. Ou seja, um ótimo negócio!

Parcelar esses valores significa ter de arcar com as temíveis taxas de juros, que muitas vezes passa dos 5%. Portanto, se pagar à vista é uma opção, procure quitar as contas para ficar livre e guardar dinheiro novamente.

Leia também: Renegociação de dívidas: saiba como fazer

Cuidado com as festas de fim de ano

Contas de janeiro

Pode parecer uma missão injusta e difícil, mas apertar o orçamento na época das festas de fim de ano pode ajudar no momento de pagar as pendências de janeiro.

Por isso, procure remanejar alguns gastos e, se você separou algum dinheiro para as comemorações e presentes, procure não ultrapassar esse valor. Assim, a quantia destinada às contas do mês seguinte não ficarão comprometidas.

Use parte do 13º salário

Ainda não gastou tudo que recebeu do 13º salário? Pois saiba que separar parte deste valor para quitar as contas do começo de ano é uma decisão muito sábia.

E não somente o 13º, mas outros recursos como PLR e bonificações podem ajudar a aliviar o que deve ser pago. Aproveite para analisar quais contas possuem juros maiores e dê prioridade a elas.

Se possível, faça alguns cortes

Para ajudar a manter as contas em dia, que tal aproveitar o começo de ano para cortar alguns gastos?

Vale a pena diminuir o ritmo de gastos restaurantes, shoppings ou cinema e dar prioridade às pendências do começo do ano.

Controlar o valor que é gasto pode ajudar a aliviar o bolso, pelo menos em um momento do ano onde as dívidas costumam ser maiores.

Planejar-se é essencial para começar o ano financeiramente bem

Com as contas do começo do ano a pagar, é fundamental fazer um planejamento adequado. Ter todas as pendências pagas em dia pode inclusive ajudar para que outros sonhos se realizem, como a compra da casa própria.

Sair do aluguel e conquistar o seu apartamento é um dos seus planos para 2020? Então acesse o site da Vibra Residencial e encontre o empreendimento ideal para você! Nós temos o imóvel perfeito para você começar uma nova história com toda a qualidade de vida que você merece!