Reciclar o lixo de casa corretamente é uma prática importante para todos os cidadãos.

A cada ano são produzidos 76 milhões de toneladas de lixo só no Brasil. No entanto, apenas 3% de toda essa soma é reciclada.

Trata-se de uma porcentagem mínima, visto que cerca de 30% poderia ser devidamente reciclada. 

Quer saber mais sobre o assunto e como fazer a reciclagem do lixo doméstico? Então confira as dicas da Vibra Residencial!

Por que devemos nos importar com a reciclagem do lixo?

Os benefícios de fazer a reciclagem daquilo que já foi consumido são diversos, tanto para o meio ambiente quanto para a economia de recursos. Confira alguns deles:

  • Menor queima de combustíveis fósseis, responsáveis pela poluição e piora da qualidade do ar;
  • Menor gasto de energia;
  • Menos dióxido de carbono na atmosfera;
  • Ameniza os impactos do aquecimento global.

Como reciclar o lixo doméstico

Confira a seguir as principais instruções para a reciclagem correta do lixo doméstico:

  1. Ao fazer as compras no supermercado, evite usar as sacolas de plástico (que demoram cerca de 40 anos para se decompor) e prefira utilizar as de nylon, que são reutilizáveis.
  2. Separe em cestos diferentes o lixo referente a cada tipo de material: orgânico, metal, vidro, plástico e papel.
  3. Sabe as embalagens (ou caixinhas) de leite Tetrapark? Elas também devem ser devidamente descartadas. Assim como as garrafas pet e latinhas de refrigerante, é preciso lavá-las e amassá-las para que elas não ocupem muito espaço na lixeira, nem acumulem insetos.
  4. O papel, pelo contrário, deve ser rasgado em pequenos pedaços ou empilhado, já que amassado ele ocupa mais espaço.
  5. Se o seu condomínio não possuir coleta seletiva de lixo, guarde-o em caixas e descarte no posto mais próximo.
  6. O vidro é um dos materiais em que o cuidado deve ser redobrado, já que pode causar acidentes. Portanto, embrulhe-o em papel grosso ou caixa e verifique se ele está devidamente protegido.
  7. O óleo de cozinha também deve passar pelo descarte correto: para esse procedimento, basta armazenar o líquido em uma embalagem plástica com tampa. Algumas empresas e ONG’s realizam o serviço de coleta do óleo usado. Pesquise qual delas fica mais próxima à sua residência e entre em contato.
  8. Com relação ao lixo eletrônico, também é essencial eliminá-lo de forma que o meio ambiente não seja prejudicado. Algumas empresas são especializadas neste tipo de coleta e recolhem baterias, pilhas e eletroeletrônicos no geral. Entre em contato com a mais próxima da sua região e faça o descarte.

Reciclar o lixo de casa é uma prática para todos nós!

A reciclagem do lixo doméstico requer pequenos cuidados, mas que fazem uma enorme diferença na questão ambiental. É nosso dever zelar pela preservação do planeta, para que as futuras gerações não sofram com os impactos causados no meio ambiente hoje.

Quer saber mais sobre estilo de vida e dicas para sua casa? Então acompanhe o blog da Vibra Residencial! Aqui a casa dos seus sonhos torna-se uma realidade!