Como me programar financeiramente para 2021?

 

Faltam poucos dias para o final do ano e, normalmente, sempre temos aquela dúvida: “como conseguir economizar mais para o ano que vem?”. E aqui vão algumas estratégias que você precisa saber para se sair bem com planos, objetivos e metas neste novo ano. Vamos lá?!

Some, divida e subtraia

Fazer cálculos com o dinheiro pessoal muitas vezes é um sufoco, porém é essencial. Neste final de ano, para entender melhor os seus gastos, investimento e rendimento, coloque na ponta do lápis tudo o que você receber, pagar ou guardar. Isso realmente facilita muito a sua estratégia financeira!

Sempre guarde algum dinheiro

Apesar de muitas vezes ser difícil, tente se esforçar ao máximo e guarde o que conseguir, seja R$ 10, R$ 20… não importa a quantia, mas a disciplina de economizar. Se estiver em dúvida de quanto dinheiro guardar, organize-se para reservar 30% de todo o ganho da família mensalmente. 

Corte gastos

Quais são os gastos que, muitas vezes achamos ser necessários, mas só nos rendem mais dívidas? Lembrou de algum? Pois então, não consuma mais. A princípio, nos conformar com algum corte de gastos pode ser bem difícil, mas ao final de todo o esforço, temos certeza que valerá a pena. 

Sempre planeje antes de fazer

As dívidas chegam e em alguns casos, não estamos preparados para isso. Sempre planeje qualquer gasto, viagem, lazer em família ou amigos, e até alimentação e supermercado. 

E aí, preparado(a) ? 🙂