
Quem não gosta de relaxar no sofá de casa não é mesmo?! Exatamente por isso, saber como escolher o sofá ideal é uma missão muito importante.
Se você mora em um apartamento pequeno, o desafio é ainda maior: é preciso escolher um modelo que torne a área de convivência mais ampla e aconchegante, sem ocupar todo o espaço.
Difícil?! Não com as dicas da Vibra Residencial! Confira o conteúdo que preparamos a seguir e saiba como escolher o sofá ideal para sala pequena!
Conheça as medidas da sua sala
Antes de escolher o sofá, é necessário saber quanto espaço disponível você possui.
Portanto, meça as paredes, a porta e o local exato onde deseja posicionar o sofá. Se a largura da parede for menos que 2,5 metros, a melhor opção é um modelo de dois lugares. No entanto, se a maior parede da sala tiver medidas superiores a 2,6 metros, um sofá de três lugares é o ideal.
Com essas informações, você poderá ter uma ideia do tamanho de sofá que melhor cabe no cômodo e já descartar modelos que não seguem esse padrão.
Dê preferência às cores claras
Uma dica de ouro: sofás com cores mais escuras em salas com paredes brancas dão a sensação de que o espaço da sala é menor.
Por isso, dê preferência a peças em tons mais claros, como o cinza ou o bege. Modelos nessas cores são capazes de suavizar o ambiente e deixam a impressão de amplitude no local.
Para harmonizar o espaço e não deixar tudo com a mesma cor, você pode utilizar nichos, quadros e outros objetos de decoração que possam dar um bom contraste. Essa combinação tem tudo para ficar linda!
Leia também: Como fazer um apartamento parecer maior
Sofás sem braço são uma opção
Os sofás com braço, por mais que ofereçam apoio, limitam o espaço para sentar e acomodam menos pessoas.
Então, para ambientes menores, vale a pena investir em um modelo de sofá sem braço. Uma peça como essa ajuda a aumentar o espaçamento entre os móveis e, com uma boa organização, ainda garante que a sala fique mais ampla.
Formato quadrado é o ideal
Em ambientes pequenos, o formato de sofá mais indicado é o quadrado. Isso porque peças com extremidades redondas costumam ocupar mais espaço da sala, o que não é ideal para ambientes limitados.
O formato quadrado com espuma mais firme se encaixa melhor nos cantos das paredes e evitam o desperdício de espaço. Fica a dica!
Sofá retrátil é uma opção?
Uma dúvida muito comum sobre o sofá para sala pequena é se vale a pena ou não investir em um modelo retrátil.
Se o seu cômodo é, de fato, pequeno, a resposta é não. Afinal, ao desmontá-lo, ele acaba por tomar muito espaço e atrapalha a circulação de pessoas. Em alguns casos, é necessário até mesmo remover a mesa de centro para poder esticar o sofá.
Portanto, se é um desejo seu investir no sofá retrátil, fique ciente destes detalhes, ok?!
Com o modelo de sofá certo, sua sala tem tudo para ganhar mais conforto e comodidade!
Com organização e planejamento, é possível escolher um sofá que caberá perfeitamente em sua sala. Basta analisar os pontos que citamos acima e optar por um modelo que mais se encaixa ao seu perfil e ao espaço do seu apartamento.
Viu só como você pode ter todo o conforto na sua sala, mesmo se tratando de um local menor? Para conferir mais dicas como essa, continue navegando pelo blog da Vibra Residencial. Aqui você confere tudo que é tendência para completar a decoração do seu lar doce lar!B