“Como faço para conseguir a aprovação do meu financiamento?”

Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas que desejam comprar a casa própria. E realmente é uma pergunta importante, já que para sair do aluguel muitos veem o financiamento como única saída.

No entanto, estar com toda a documentação em mãos não é garantia de ter o seu pedido de crédito aprovado.

Pensando nisso, a Vibra Residencial trouxe algumas dicas e recomendações para facilitar sua aprovação junto ao banco e aumentar suas chances de adquirir seu apartamento dos sonhos. Confira!

1. Analise se há restrições no seu CPF

A primeira dica é analisar a situação do seu CPF. Isso porque estar negativado é um dos maiores empecilhos para quem deseja financiar um apartamento.

O banco irá analisar seu histórico e, se por algum motivo suas contas não foram pagas, ele terá o receio de que o mesmo aconteça com o financiamento.

Portanto, se o seu nome está incluso na lista de empresas como SPC, procure regularizá-lo antes de optar pelo financiamento.

2. Abra uma conta no banco do financiamento

Ter um relacionamento com a instituição que você deseja fazer a solicitação de crédito é outro ponto importante.

Para facilitar a aprovação, procure abrir uma conta corrente, mantendo-a ativa por pelo menos 6 meses antes do pedido de financiamento do imóvel.

Isso pode ajudar por dois motivos: para que o relacionamento com o banco seja duradouro, as instituições financeiras fazem questão de privilegiar seus clientes. Além disso, ao ter acesso a seus rendimentos e dados, o banco saberá quais são suas reais possibilidades de pagamento caso o crédito seja aprovado.

Uma vantagem extra de se tornar cliente do banco do financiamento é de que os juros e taxas podem ser reduzidos e negociados direto com o gerente.

3. Mantenha seu score de crédito alto

Aprovação do seu financiamento
Também é fundamental que o seu score de crédito esteja alto para que a solicitação de financiamento seja aprovada.

O score de crédito é uma pontuação dinâmica de 0 a 1000 que você recebe das empresas que cuidam de dados financeiros. Elas são baseadas no seu histórico de pagamento e pode variar de acordo com seus hábitos perante os bancos.

Na prática, se você paga suas contas em dia, a nota é alta. Se é mau pagador e acumula dívidas e restrições, a nota diminui.

Essa informação é muito relevante para os bancos, já que pode indicar se você poderá ter problemas com o pagamento das parcelas do financiamento no futuro.

Se você é bom pagador, empresas como o Serasa permitem que você comprove tal informação através do cadastro positivo. Para isso, basta fazer a inscrição no site e seu histórico ficará visível para qualquer credor.

Leia também: Afinal, o que é score de crédito?

4. Procure dar um bom valor de entrada

Normalmente, os bancos têm mais confiança em aprovar um financiamento de imóvel quando o valor de entrada é maior.

Mesmo que a instituição cubra parte do valor do apartamento, a confiança é muito maior quando as prestações a pagar são menores. Além disso, nestes casos, o custo com taxas e juros costumam ser bem menores.

Conseguir a aprovação do seu financiamento é mais do que possível!

É claro que cada caso possui suas particularidades, mas com as dicas acima, é muito mais provável que o seu pedido de financiamento seja aprovado pelas instituições financeiras. Portanto, tente aplicar cada ponto acima e prepare-se para mudar sua vida e realizar o sonho da casa própria.

Já sabe qual será o seu novo apartamento? Ainda não?! Então acesse agora mesmo o site da Vibra Residencial e conheça nossos empreendimentos. Nós temos opções incríveis em diversos pontos da capital paulista para você morar e garantir muito mais qualidade de vida!