Organizar a área de serviço, também conhecida como lavanderia, é uma missão que muitas vezes fica para depois… E esse depois nunca chega!

O que faz todo o sentido! Afinal, esse é um local que está sempre em uso e geralmente possui poucos metros quadrados no apartamento.

Mas saiba que não é impossível deixar a sua área de serviço bonita e organizada. Com dicas simples e práticas é possível manter tudo em ordem e ainda caprichar na decoração desse espaço.

Quer saber como? A Vibra Residencial te conta. Olha só!

Utilize as paredes

Para liberar espaço no chão, uma boa opção é utilizar as paredes ao máximo.

Por isso, invista em painéis fixos à parede e pendure tudo o que puder como vassouras, rodos, escovas e baldes, por exemplo. Isso ajuda a deixar o ambiente mais livre para circulação e evita a sensação de bagunça pelo local.

Armário suspenso é essencial

Utilizar um armário suspenso é uma ótima escolha para quem deseja manter a organização.

Ele é prático e permite que tudo fique em ordem de um jeito bem funcional. Assim, itens como sabão em pó e outros materiais de limpeza estão sempre em mãos.

Além disso, a opção do armário suspenso é mais segura. Isso porque ele evita que os pequenos tenham fácil acesso aos produtos de limpeza e tentem ingeri-los, por exemplo.

Você pode conferir mais sobre esse assunto no nosso texto 4 dicas de segurança para crianças no apartamento.

Separe o espaço para secagem de roupas


O espaço para secar e passar as roupas também merece uma atenção especial. Portanto, para otimizá-lo, utilize opções como varais aéreos, cabideiros e araras.

Para que as roupas sequem mais rápido e fiquem sempre arejadas, a dica é deixá-las próximas à janela. Além disso, para melhorar a organização, deixe por perto a tábua de passar, além de cabides e ferro.

Utilize cestos e caixas organizadoras

Os cestos e caixas organizadoras são opções de ouro para manter tudo em ordem e evitar bagunças pela área de serviço.

Por isso, coloque objetos como prendedores, produtos e panos alocados em prateleiras e armários. Para facilitar o acesso, também vale a pena nomear as caixas e separar tudo por categorias.

Cestos maiores para separar as roupas sujas e as limpas também podem ajudar. Você pode definir um cesto específico para peças menores, como as meias e peças íntimas ou até mesmo para dividir por cores antes da lavagem.

Bônus: decoração da área de serviço

Organização e decoração podem andar lado a lado, sim! Então, aqui vão algumas dicas para decorar a área de serviço do seu apartamento:

  • Utilize cores mais claras para dar a sensação de limpeza, como o branco e o azul;
  • Pequenas plantas e vasinhos pelo local também dão mais vida e deixam o espaço mais bonito;
  • Se for possível, coloque pequenos azulejos em alguns pontos da área de serviço para dar contraste na decoração;
  • Se você tiver um pet, não esqueça de separar um canto para o bichinho, com brinquedos, água e ração.

Organizar a área de serviço não precisa ser uma tarefa difícil!

Não é necessário sofrer para organizar a área de serviço do seu apartamento. Ao adotar as dicas acima, esse espaço de casa tem tudo para ser mais prático e funcional, como uma área de serviço precisa ser.

Já tem ideia de como deve ser o seu apartamento dos sonhos? Então acesse o site da Vibra Residencial e conheça nossos empreendimentos. Aqui nós temos imóveis em diferentes localidades que são perfeitos para o seu estilo de vida!