Depois de vários meses de espera pela conclusão das obras, enfim é hora de fazer a vistoria do apartamento para realizar a mudança. Um momento muito esperado, não é mesmo?!

Mas vamos pensar na seguinte situação: por conta da empolgação, o comprador deixa de notar algum detalhe durante a vistoria e que lá na frente vai fazer toda a diferença. O resultado? Bate aquele sentimento de frustração…

Para evitar casos como esse, a Vibra Residencial trouxe um checklist com tudo o que você precisa analisar durante a vistoria do seu novo apartamento. Acompanhe!

Como fazer a vistoria do meu imóvel?

A primeira dica para fazer a vistoria do apartamento é agendar um dia tranquilo, sem compromissos posteriores, para que você possa dar total atenção à avaliação do imóvel.

Para o dia da visita, leve uma cópia do memorial descritivo, o documento onde constam todos os materiais que foram utilizados na construção do empreendimento. Além disso, um kit vistoria também é válido: leve peças como trena, mangueira, balde, lâmpada, adesivos e um papel com caneta para fazer anotações.

Checklist completo

Lembre-se: a vistoria é um direito do comprador e você deve se certificar de que está recebendo tudo aquilo que pagou. Acompanhe a seguir um checklist completo com tudo que você precisa analisar durante sua vistoria:

Vistoria no Ap

  1. Verifique a metragem útil do apartamento: Com a trena, meça a área útil do apartamento e verifique se está dentro do estipulado no material descritivo. Segundo a lei, são permitidas variações de até 5% para mais ou para menos nas medidas finais do imóvel;
  2. Confira a parte elétrica: Veja se os interruptores, tomadas, pontos de TV, antena e telefone (se houver) estão nos locais corretos e funcionando normalmente. Você pode, por exemplo, levar uma lâmpada ou carregador de celular para fazer os testes em todas as tomadas;
  3. Veja a parte hidráulica: Abra os registros e torneiras para ver como está o escoamento da água. Experimente deixar a água descer por 1 ou 2 minutos para constatar se há algum vazamento nos sifões. Além disso, não se esqueça de acionar as descargas das bacias sanitárias para verificar se a vazão d’água é boa, repetindo o procedimento para ter certeza do seu funcionamento;
  4. Avalie as esquadrias: Verifique todas as janelas e portas e veja se não há algum arranhão ou pintura danificada. Também é necessário abrir e fechar as janelas e portas para conferir se há algum ponto de luz que passa com mais intensidade, impedindo uma possível vedação;
  5. Analise os rejuntes e revestimentos cerâmicos: cheque se as peças estão bem assentadas e se não há alguma rachadura ou desnível nos rejuntes. Se houver algum detalhe danificado, com manchas, trincas ou rachaduras, anote e notifique a construtora;
  6. Faça a checagem do contra piso: um teste simples pode ajudar a analisar o contra piso do apartamento. Basta bater com o cabo da vassoura na cerâmica para ver se há algum som cavo que a faz perder aderência no substrato, o que pode descolar as peças futuramente;
  7. Observe a pintura: Analise a planicidade das paredes e veja se não há algum ponto de sombra em alguma delas. Caso haja alguma falha ou mancha, relate o problema para que a correção seja feita.

Leia também: Quais são as fases de uma obra até a entrega das chaves

Com a vistoria do apartamento, é possível apontar e solucionar problemas rapidamente!

Não é tão comum ocorrer problemas durante a vistoria do apartamento. No entanto, analisar o imóvel é um direito do comprador, que deve solicitar correções e reparos caso encontre algum problema no imóvel.

Já encontrou o seu apartamento dos sonhos? Ainda não?! Então acesse o site da Vibra Residencial! Aqui você encontra o imóvel ideal para o seu estilo de vida com uma construtora de qualidade e que está junto com você em todas as etapas do seu sonho!