AS MELHORES DICAS PARA TER UM ANO NOVO SEM DÍVIDAS

Tempo de leitura: 3 minutos e 55 segundos.

 

“Ano novo, vida nova!”

Ou pelo menos é o que diz o ditado popular. Mas a maioria dos brasileiros tem dificuldade de começar esse novo ciclo do zero, com as contas em dia. Se este é seu caso, você veio ao lugar certo: a Vibra te entende e estamos aqui pra te ajudar!

Você pode ter novas metas para 2022 ou querer realizar o mesmo sonho que talvez não tenha conseguido no ano que passou, então trouxemos algumas dicas para você se organizar financeiramente e se dar bem neste novo ano. A sua hora é agora. Vem com a gente!

 

  1. Refletir sobre 2021

Nós aprendemos com nossos acertos e ainda mais com nossos erros, então o exercício de fazer uma retrospectiva pode ser muito valioso nesse momento! Resgate seu caderninho de controle financeiro e relembre tudo o que foi vantajoso e lucrativo em 2021 para você. Busque saber:

– De quanto foi seu gasto essencial? (moradia, alimentação, transporte, despesas domésticas, etc).

– Quanto custou seu gasto com supérfluos?

– Você sente que “jogou dinheiro fora” com algo? Quanto custou?

– Você conseguiu economizar? Quanto?

– Quais as dívidas que você tem pendente?

É importante responder com sinceridade. Esse será o seu ponto de partida para conhecer melhor os seus hábitos de consumo.

 

  1. Planejando gastos

Quando damos objetivo ao nosso dinheiro fica mais fácil de se planejar. Então, faça uma tabela com o seu salário, quais serão suas metas e quanto você precisará investir para atingi-las. Depois, liste suas despesas e designe o restante para cada objetivo.

Caso tenha dificuldades em colocar os planos no papel, use a tecnologia como sua aliada! Há várias opções de sites, planilhas e aplicativos disponíveis para te ajudar a controlar seus gastos.

Ah! E tenha sempre os pés no chão: definir metas possíveis é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Se mesmo assim a conta não fechar, não se preocupe. Existem várias formas de complementar sua renda ou de economizar para realizar seus sonhos!

 

  1. Quite suas dívidas

Está com alguma pendência financeira? Pagá-las deve ser sua prioridade. Para negociar suas dívidas é preciso preparar suas contas, anotar cada valor devido e seus juros. Aqui vão algumas dicas de como juntar o dinheiro necessário para quitá-las:

– Repense seus “gastos essenciais”: evite usar o carro para tudo, mude o local de fazer compras ou peça menos delivery, por exemplo. 

– Venda ítens que você não utiliza: desapegue de móveis, eletrônicos, roupas e calçados, e lucre com uma atitude sustentável.

– Troque de carro: pode ser por um mais econômico ou até uma moto.

 

  1. Faça seu dinheiro render e poupe-o!

Mesmo com tanto controle, algo pode sair do planejado. Para esses casos, é importante ter um dinheirinho guardado. Afinal, nunca sabemos quando precisaremos ir a um médico ou consertar algo em casa, né?!

E como dinheiro na conta nunca é demais, você também pode usar aquele hobby ou habilidade para complementar a sua renda!

 

Já se organizou financeiramente e está pronto para realizar o sonho do apê próprio? Então vem conhecer os empreendimentos e condições de pagamento que a VIBRA tem para te oferecer. Aqui, você pode financiar seu apartamento pela Caixa, usando o FGTS, subsídios, com juros baixos e tudo que você tem direito. Será um prazer realizar o seu sonho!