Você sabe o que é score de crédito? Esse parâmetro ajuda a definir se você é ou não um bom pagador no mercado de crédito.

Através dessa pontuação, é possível ter uma noção de como anda sua vida financeira e, a partir disso, se programar para ter mais controle do que gasta.

Quer saber mais detalhes? Então acompanhe a seguir todas as informações que a Vibra Residencial preparou sobre esse assunto!

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação dinâmica que vai do 0 até 1000 e mede a probabilidade de um consumidor se tornar inadimplente. Cada cliente que utiliza crédito possui uma nota, que diz respeito ao nível de pontualidade nos pagamentos.

Ele serve para indicar aos bancos como será o relacionamento com o cliente ao solicitar futuras aberturas de crédito. Caso a nota seja alta, o crédito é liberado. Se o score for baixo, esse pedido é negado.

Não só os bancos, mas diversos setores de comércio e serviços utilizam esses dados para realizar vendas em crediário. Algumas delas são: TV por assinatura, telefonia, prestação de serviços e varejo em geral.

Quem mede essas informações são as empresas gestoras de bancos de dados financeiros como o Serasa, por exemplo.

Como é feito o cálculo do score de crédito?

Score de crédito

Todos os dados de compra do consumidor servem como base para definir a nota do score de crédito. Para isso, são analisados os parcelamentos, valores totais, atrasos e todo o histórico financeiro do comprador.

Essa pontuação é dividida em três grupos:

Até 300 pontos: menor chance de obter crédito;
De 300 a 700: chance média de obter crédito;
Acima de 700: alta chance de obter crédito.

Cada consumidor pode consultar sua nota pelos birôs de crédito pessoalmente ou, em alguns casos, pelo site ou aplicativo da empresa.

Leia também: Erros financeiros que os casais devem evitar

Consigo aumentar minha nota?

Consultou seu score de crédito e viu que a nota estava baixa?

Isso é mais comum do que imaginamos. Essa nota cai quando o consumidor pede muitos empréstimos, vive do cheque especial e compromete um valor muito alto do salário para as dívidas. Além disso, uma pessoa que teve o nome sujo pode ter o pedido de crédito negado por esse fator.

Mas não se desespere! Mesmo que esse seja um processo gradual, é possível aumentar o score de crédito. Portanto, a dica é: nos próximos pagamentos e parcelamentos, busque melhorar seu relacionamento com as instituições e tente pagar as contas sempre em dia.

Mesmo que o seu nome já tenha sido negativado, se os hábitos de pagamento melhorarem, a abertura de crédito pode ser liberada. Além disso, é importante manter os dados cadastrais sempre atualizados e, em caso de nome sujo, fazer acordos para limpar o nome.

Com o score de crédito alto, o seu financiamento é mais do que possível!

Se você quer financiar um apartamento, é muito importante que o seu score de crédito esteja positivo. Por isso, preste muita atenção a esse fator e busque sempre manter as contas em dia.

Sua nota está positiva? Então a hora de sair do aluguel é agora! Acesse o site da Vibra Residencial e conheça todos os nossos empreendimentos. Aqui você encontra o apartamento perfeito para começar uma nova etapa em sua vida!