A taxa Selic, taxa de juros básica brasileira, caiu pela terceira vez consecutiva em 2019 de 5,5% para 5%, o menor valor da história.

Essa redução segue surpreendendo e trouxe ótimas notícias para quem deseja comprar um imóvel. Afinal, isso impacta diretamente nas negociações do mercado imobiliário.

Quer entender melhor sobre este assunto? A Vibra Residencial trouxe todas as informações sobre a taxa Selic e seu impacto na compra de imóveis. Acompanhe!

O que é a taxa Selic?

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa de juros básica da economia brasileira. Ela influencia no valor dos juros de aplicações financeiras, empréstimos e financiamentos entre o Banco Central e pessoas físicas ou jurídicas. 

Em outras palavras, ela é um modelo para o custo do crédito no país e possui influência direta na economia do Brasil.

Como funciona a Taxa Selic?

Oito vezes ao ano um comitê da diretoria do Banco do Brasil se reúne e define o valor da taxa Selic. A decisão é tomada após uma análise da situação econômica do país e da taxa média aplicada pelas instituições financeiras que operam por aqui. 

Portanto, se a taxa Selic estiver muito alta, o juros é maior e o poder de compra da população diminui. Agora, se esse valor cai, significa que as compras e empréstimos cobrarão menos juros, o que é mais vantajoso para o consumidor.

Ou seja, isso impacta diretamente na vida do cidadão. Confira alguns setores que são imediatamente afetados pelas mudanças na taxa Selic:

  • empréstimos pessoais, onde os bancos abrem crédito para seus clientes;
  • uso do cheque especial, que é o valor extra liberado pelo banco no saldo do cliente;
  • aplicações financeiras, que são investimentos em diferentes títulos, como o Tesouro Direto, por exemplo.

E como isso impacta na compra de imóveis?

Além de todos esses setores, a taxa Selic também tem forte influência na compra de imóveis. Se você tem planos de comprar um apartamento, mas ainda não fechou negócio, saiba que esse é o momento ideal para esse tipo de compra.

Isso porque de 2016 até 2019 a taxa Selic teve a maior queda da sua história. Enquanto em setembro/2016 a taxa chegou ao percentual de 14,25%, em 2019 o atual e mais novo patamar são impressionantes 5%. É uma grande mudança!

Logo, quanto menor for a taxa Selic, menor será o custo do seu financiamento. Com isso, você reduz o tempo para quitar o tão sonhado imóvel e tem mais facilidade para pagar. 

A oportunidade para comprar o seu apartamento é agora!

Estar atento às taxas do mercado é fundamental se você pensa em comprar o seu apartamento. Com a queda histórica da taxa Selic, é o momento perfeito para você aproveitar e dar adeus ao aluguel. Basta se organizar e procurar as melhores oportunidades.

Pronto(a) para realizar o sonho da casa própria? Então acesse agora mesmo o site da Vibra Residencial e encontre o empreendimento perfeito para o seu estilo de vida! A hora é agora!