Começo de ano é sempre um bom momento para traçar novas metas e planos. E mudar os hábitos financeiros é o primeiro passo para colocar esses objetivos em prática.

Claro que não é simples, mas quanto mais você se esforça para economizar e mudar suas atitudes, mais fácil elas podem se tornar hábitos.

Pensando nisso, a Vibra Residencial preparou uma lista com 5 hábitos financeiros para você adotar em 2020 e realizar seus sonhos, como comprar a casa própria. Olha só!

1. Anote todas as suas metas

Pode parecer que não, mas ter todas as suas metas anotadas em um papel pode te ajudar a concentrar-se mais nelas. Para isso, é importante deixar a anotação em um lugar visível ou de fácil alcance para que você tenha tudo sempre em mente.

E podem ser as mais variadas metas: voltar para a academia, terminar de quitar as dívidas, trocar de carro, comprar um apartamento… com tudo isso escrito, o risco de deixar os sonhos de lado é bem menor.

2. Registre tudo o que gasta

A dica de colocar no papel também funciona muito bem para registrar as despesas. É importante ter um parâmetro exato do quanto é gasto, justamente para saber onde é possível apertar e tentar economizar mais.

Muitas vezes, é nesse detalhe onde os excessos acontecem. Portanto, procure anotar todos os gastos diários, semanais e mensais e faça uma boa análise em cima disso.

3. Guarde parte do salário

Hábitos financeiros

Se tem uma dica importante relacionada às finanças e que te ajudará a conquistar seus objetivos é essa: viva com menos do que você ganha. Afinal, só assim sobrará dinheiro para guardar e realizar sonhos como sair do aluguel, por exemplo.

Muitos especialistas indicam que o ideal é guardar pelo menos 15% do salário. No entanto, se você não possui esse hábito, não tem problema. Comece por uma quantia menor e vá aumentando aos poucos, até que isso se torne um hábito.

Você pode aprender muito mais sobre esse assunto no nosso texto Economizar dinheiro: 5 aplicativos que podem te ajudar.

4. Separe um valor para as emergências

Nunca se sabe quando uma emergência irá surgir, certo?! Pode ser uma doença, uma demissão inesperada, enfim…

Para não passar sufoco e acabar caindo nas dívidas, é importante ter uma reserva financeira que possa suprir essa situação. Procure guardar o máximo possível, pensando sempre que isso pode ser uma ajuda fundamental em um momento complicado.

5. Quando for comprar, pesquise!

Compras por impulso? Fuja delas! Muitas das dificuldades financeiras da população são resultado daquelas compras em que a pessoa até não precisava, mas quis levar na hora.

Compras como essa acabam com qualquer planejamento financeiro e atrapalham a realização de planos futuros. Por isso, sempre que desejar comprar algo, verifique se é realmente necessário.

Se a resposta for positiva, pesquise o mesmo produto ou serviço em outras opções para tentar encontrar o melhor preço. Se não for necessário, deixe de lado e esqueça a compra.

Adotar hábitos financeiros saudáveis é pensar no futuro!

Não adianta nada fazer planos para o novo ano se os seus hábitos financeiros continuam sendo os mesmos. Então, procure se esforçar para mudar sua relação com o dinheiro e adote todos os hábitos acima para viver melhor e com mais tranquilidade.

Está ansioso para dar início a uma nova história? Então conheça agora mesmo os empreendimentos no site da Vibra Residencial! São imóveis completos e com toda a infraestrutura que você precisa para viver com muito mais qualidade de vida!