Economizar energia em casa não se trata apenas de gastar menos dinheiro, mas também contribuir com a preservação do meio ambiente.

Quando a conta de energia aumenta, é preciso ligar o sinal de alerta.

Quer saber como diminuir os gastos com a conta elétrica no final do mês? A Vibra Residencial preparou 5 dicas bem legais para te ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Troque as lâmpadas

A primeira prática que pode ajudar na economia da conta de luz é a troca das lâmpadas de casa.

Se a sua residência possui aquelas lâmpadas halógenas com a luz amarelada, cogite trocá-las o quanto antes.

Uma lâmpada de LED, por exemplo, é duas vezes mais econômica que a halógena e seis vezes mais barata que a incandescente. Além disso, ela possui maior durabilidade e, mesmo sendo mais cara, conta com o melhor custo-benefício.

2. Cuidado com o uso do ar condicionado

Quando usado diariamente, o ar condicionado é responsável por cerca de 15% da conta de energia. 

Então, quem possui um aparelho e deseja economizar, deve ter cuidados especiais como mantê-lo sempre limpo e com a manutenção em dia. 

3. Preste atenção na geladeira

Com relação à geladeira, não tem jeito: ela precisa estar ligada o tempo todo. Em alguns casos, o refrigerador é responsável por até 30% do valor total da conta.

No entanto, com alguns cuidados, é possível diminuir o gasto sim! Experimente sempre olhar se a borracha da porta está devidamente fechada. Se não estiver, a geladeira gastará energia à toa.

Uma boa opção é investir em produtos com o Selo Procel de Economia de Energia. Esse selo atesta quais modelos possuem maior eficiência energética e, consequentemente, economia de energia.

4. Tire os aparelhos da tomada

Sabe aqueles aparelhos que não estão em uso? Para economizar energia, o ideal é que eles sejam retirados da tomada.

Mesmo desligados, micro-ondas, televisão e umidificador de ar geram gastos desnecessários. Por isso, antes de dormir, verifique se tudo está fora da tomada e desligue tudo o que for possível.

Outro erro que acontece com frequência é deixar o celular carregando durante a noite. A bateria não precisa de uma noite inteira para completar sua carga e o aparelho pode queimar em uma eventual queda de raio.

Então, melhor evitar, né?

3. Gaste menos tempo no banho

E, por fim, o chuveiro, se não for usado de forma consciente, pode ser um grande vilão da conta de luz. 

Para se ter uma ideia, os horários de pico (das 18h até à 00h) são os que mais geram gastos, justamente por ter muita gente usando no momento. Portanto, é muito importante controlar o tempo de banho, a fim de evitar exageros.

Uma boa dica para os dias mais quentes é mudar a chave do chuveiro para a opção “verão”. Ela consome menos energia e ajuda a diminuir o custo no final do mês.

Ao gastar menos energia, seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Ao optar pela economia de energia, você reduz os seus gastos e ainda contribui com a preservação do meio ambiente. Por isso, busque sempre fazer uso consciente de recursos como a energia e incentive seus familiares e amigos tomarem atitudes como essas também.

Agora ficou fácil economizar energia dentro de casa, não é mesmo? Para mais dicas como essas, continue acessando o blog da Vibra Residencial. Aqui você fica sabendo tudo para ter um estilo de vida cada vez melhor!