Um dos maiores problemas das grandes cidades como São Paulo, sem dúvida alguma, é o trânsito.

Por conta do alto número de veículos circulando diariamente, o congestionamento é hoje algo inevitável na rotina do paulistano. O resultado disso? Muitas pessoas desenvolvem problemas como ansiedade e stress.

Mas a boa notícia é que, com algumas práticas, é possível driblar o engarrafamento e fugir das filas intermináveis. Quer saber como evitar o trânsito de São Paulo? Então confira algumas dicas que a Vibra Residencial preparou a seguir!

1. Estude o melhor horário para sair

O primeiro fator a se observar é o horário de sair para o trabalho e voltar para casa.

Normalmente, os horários de pico (das 7h às 10h e das 17h às 20h) são os de maior fluxo pela cidade. Se você for autônomo ou tiver uma jornada de trabalho mais flexível, tente se programar para sair antes ou depois destes horários e evitar as filas de trânsito.

Assim, seu dia tem tudo para ser mais produtivo!

2. Procure rotas alternativas

Caso não seja possível fugir dos horários de pico, uma boa solução pode ser optar por rotas alternativas. Às vezes, um caminho mais longo pode estar mais livre que do que o principal e você economiza o tempo ao redirecionar a rota.

Aplicativos como Google Maps e Waze são ótimas opções para mapear rotas e ainda trazem informações como acontecimentos em tempo real, horário de chegada e melhores trajetos para evitar o trânsito. No entanto, vale a pena frisar: fique atento para não se perder ou parar em algum local desconhecido, ok?!

3. Utilize o transporte público

Transito de SP
Se o stress com o carro próprio está promovendo desgaste físico e emocional, outra solução é deixar o veículo em casa e optar pelo transporte público.

Morar em São Paulo significa estar cercado de opções de transporte público, como ônibus e metrô e você pode até economizar mais no final do mês. Mesmo com a lotação de pessoas em alguns horários, morar perto do metrô significa ter mais qualidade de vida e menos tempo gasto esperando no trânsito.

4. Use a bicicleta

Dependendo do caminho de casa até o trabalho, usar a bicicleta também pode ser uma ótima saída.

Ao aproveitar as ciclovias que estão espalhadas pela cidade, você ajuda o meio ambiente ao não produzir ainda mais poluentes. Isso sem contar que os gastos são menores e você ainda promove um estilo de vida mais saudável.

Alguns pontos da capital paulista também contam com aluguel de bikes. Para usá-las, basta baixar o aplicativo da empresa de sua preferência e utiliza um QR Code ou cadastrar um cartão de crédito para liberar uma senha e utilizar a bicicleta. Portanto, fica a dica: se for possível, vá de bike!

Ao fugir do trânsito, você tem muito mais tempo para curtir a família!

Mesmo em cidades com o tamanho de São Paulo, é possível ter qualidade de vida e evitar o stress causado pelo trânsito. Basta aplicar as dicas acima à sua realidade e optar por alternativas contrárias ao fluxo de veículos pelas ruas e avenidas.

Já pensou em morar próximo ao metrô e ter tudo que você precisa sempre por perto? Então acesse o site da Vibra Residencial! Nós temos empreendimentos em ótimas localizações da capital paulista para você viver bem e ter muito mais tempo para você e sua família!